Apocalipse: a volta do Senhor Jesus

Apocalipse: a volta do Senhor Jesus

Jesus volta para julgar os que rejeitaram Seu sacrifício no Calvário

 

Os juízos deste selo são uma espécie de introdução para a segunda etapa da volta do Senhor Jesus, que vem para julgar os povos que rejeitaram o Seu sacrifício no Calvário como oferta pelos seus pecados.

É isso mesmo o que mais caracteriza o terror daqueles dias que precederão a Sua volta. Os versículos não estão descrevendo a volta dEle, mas os juízos que precederão o Seu dia. Podemos entender que a Sua vinda será em três etapas:

PRIMEIRA: Ele virá nas nuvens, como Noivo, para buscar a Sua Igreja, simbolizada como noiva. Neste dia, serão primeiro ressuscitados aqueles que morreram praticando a Palavra de Deus.

Em seguida, aqueles que estiverem praticando a Sua Palavra serão arrebatados, formando assim a totalidade da Igreja.

SEGUNDA: Ele virá juntamente com a Sua Igreja, com grande poder e glória, atuando como Juiz para o mundo. Este é o Dia do Cordeiro!

E é justamente por esta razão que os reis da Terra; os grandes; os comandantes; os ricos; os poderosos; os escravos; os livres; enfim, todos os tipos de pessoas dirão aos montes e rochedos: "...Caí sobre nós e escondei-nos da face dAquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles..." (Apocalipse 6.16,17). Esta etapa da Sua vinda é iniciada pelas catástrofes cósmicas aqui descritas.

TERCEIRA: Ele virá como Sumo Sacerdote e Messias para o povo de Israel.

O retrato da abertura deste selo foi pintado pelo   próprio Senhor Jesus, quando profetizou:

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória."Lucas 21.25-27

Também o evangelista Mateus registrou esta profecia, dizendo:

"Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória."Mateus 24.29,30

(*) Trecho retirado do livro "Estudo do Apocalipse", do bispo Edir Macedo