7 necessidades de um homem no casamento

7 necessidades de um homem no casamento

Saiba satisfazê-las – e fazer com que ele perceba isso

A mídia moderna fala bastante das necessidades de uma mulher num relacionamento. Claro, não está errado.

Mas pouco se fala das necessidades do homem na relação. Casamento, ou mesmo namoro e noivado, são compromissos entre duas pessoas, nos quais ambas têm suas respectivas doses de responsabilidade, esforço e consideração. Tanto é que, quando só um lado tem consciência disso, o casal está fadado à separação.

E há algo curioso: não basta a uma esposa cumprir sua parte, ela tem que fazer o marido perceber!

Das necessidades de um marido, sete delas são básicas. Vamos lá:


Respeito – Não é por acaso que ele veio em primeiro lugar na lista. “Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido”(Efésios 5.33). Deus sabe do que fala neste versículo. Há a parte que cabe ao homem, mas ele também precisa saber que sua esposa o respeita acima de qualquer outra pessoa. Todo homem já tem certa pressão interna para ser bom no que faz, uma cobrança pessoal. Mas, quando sua mulher o respeita, ele sente que é bem-sucedido na relação familiar mais importante de sua vida. Muitos que não percebem esse respeito em casa o procuram, de forma errada, fora de casa (no trabalho, por exemplo). Respeitado em casa, o marido encontra mais firmeza para enfrentar a vida, pois quer fazer por merecer esse respeito. Se mais mulheres soubessem como isso fortalece seu companheiro, veríamos mais homens e casais de sucesso. Vale repetir: não basta respeitá-lo, ele tem que saber disso.


Admiração –
Todo homem quer ser desejado pela esposa. Fisicamente e em outros sentidos. Quer se sentir forte, viril para aquela a quem ama. Se há uma dificuldade financeira e a esposa reclama disso a toda hora, essa crítica, ao invés de encorajar, funciona do modo contrário: o sujeito pensa que, por mais que se esforce, a mulher nunca reconhecerá isso. E ele para de tentar. Porém, se ele sente o apoio feminino, recarrega as baterias e corre atrás.


Paz e tranquilidade – “O lar de um homem é seu castelo”, diz o velho ditado. E está certo, pois, por mais humilde, a casa é onde ele protege sua família dos problemas “lá de fora”, e é também onde ele descansa para essa luta diária. É importante ter momentos de lazer, repor as energias, sentir-se em paz sob seu teto. Se o indivíduo não tem paz em casa, não a vê como o refúgio que ela precisa ser. Ele tem que sentir prazer ao voltar para casa e encontrar você – e os filhos, se for o caso. Esse “retiro” o fortalece para mais um dia.


Compromisso – Quem acha que homem não gosta disso está redondamente enganado ou enganada. Quando alguém se casa, torna-se o “número um” da outra pessoa dali em diante, face aos outros seres humanos. O marido gosta de estar nesse lugar para sua amada, e, percebendo isso, a vê na mesma colocação. Um homem de verdade não quer ver a esposa como sua posse, mas gosta de saber que ela é fiel a ele, e não só no sentido conjugal. Isso é um senhor combustível para o amor e o casamento.


Aceitação – Não faltam mulheres que se esforçam todos os dias para mudar seus maridos... Bem, eles são adultos e procuram uma esposa, não uma mãe. Se a mulher acha que um cara não é maduro para o casamento, deve observar isso antes de firmar um compromisso com ele. Outra: ele gosta de saber que você não faz pouco caso dos passatempos e interesses dele. Se aquele futebolzinho com os amigos ou aquela corridinha no parque aliviam o estresse e o divertem, mostre que fica feliz por ele com isso. Não é preciso que ele marque um gol ou chegue em primeiro lugar para se sentir vencedor, mas sim perceber que sua fã número um está na torcida, mesmo à distância.


Reconheça seus esforços – Sim, um homem quer ser bem-sucedido no que faz, e não é só no trabalho ou no casamento. Pode ser até mesmo no conserto da pia da cozinha, manter a grama do jardim sempre verde e bonita, ou nos resultados dos exercícios físicos. Isso é um incentivo que rende ótimos frutos, principalmente se vem daquela a quem ele mais ama.


Coloque-se no lugar dele – Muitas mulheres reclamam que querem ser ouvidas, liberar suas emoções (sobretudo as negativas), mas que os maridos, quando as ouvem de fato, tentam resolver a situação, quando devem apenas ser bons ouvintes. Bem, um homem não entende direito esse turbilhão emocional. Se ele vê a esposa triste ou decepcionada, entra em pânico, pois não quer vê-la assim... E, em sua mente, acha que tem que fazer algo para que ela se sinta melhor. Não é por mal que ele age assim, pois quer o melhor para você. De certa forma, o homem se sente responsável pelo estado da amada naquele momento, mesmo quando não é. Se for esse o caso, faça um esforço para que ele saiba que não é o causador da tristeza ou decepção, que, embora você esteja assim, as coisas estão bem entre vocês dois. Com isso, ele vai sentir que basta ouvi-la, estar ali, e não precisa fazer nada além disso.

Essas são apenas algumas dicas. Mas há muitas outras para maridos e esposas na Terapia do Amor. Confira!